
RAPHAEL LIMA
Livros
O Apartamento (2023)
O Apartamento poderia ser um filme, uma série ou uma peça de teatro. Raphael Lima apresenta o périplo de um homem pelo Leste europeu com a força imagética de um cineasta. Da descrição de ruas e avenidas, até o encontro com mulheres que deixam marcas indeléveis na vida do protagonista, essa é uma história que se faz ler como quem assiste. Este média-metragem literário disfarçado de conto é acompanhado de uma série de curtas: outras histórias mais ligeiras que ora flertam com o realismo fantástico ora são calcadas no cotidiano, mas que sempre projetam grandes emoções – de quem ganha, perde, ama, sofre, celebra, esquece ou sepulta. O Apartamento (e outras histórias) é, definitivamente, um livro que merece ser assistido.
COMPRE AQUI

Raphael Lima percorreu e fotografou os escombros da ex-Iugoslávia menos de duas décadas depois da guerra que fracionou a antiga federação em um emaranhado de “novos” países de antigas culturas - Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Montenegro e Macedônia e regiões separatistas como o Kosovo - que tentam cicatrizar os traumas recentes e lidar com os conflitos ainda acirrados - entre ortodoxos e muçulmanos; entre os pró-ocidente e os nostálgicos do comunismo - ao mesmo tempo em que buscam reinventar sua identidade nacional para remendar talvez suas sociedades divididas.
COMPRE AQUI

Muitos São Chamados (2020)
Os 17 contos de Muitos São Chamados misturam personagens religiosos, imigrantes, presos políticos, crianças dos anos 90; memória pessoal, biografias, histórias sobrenaturais e breves relatos que apenas abrem uma pequena janela na vida do narrador, que muitas vezes pode ser confundido com o próprio autor. Após duas obras de não-ficção, Raphael Lima abandona temporariamente o papel de fotojornalista para colocar sua criatividade em jogo.
COMPRE AQUI

Sociedade Dividida - Terra Santa (2015)
O primeiro livro do projeto Sociedade Dividida mostra a separação evidente na Terra Santa. Pela Cisjordânia, Raphael Lima mostra como o ''muro da vergonha'' alterou o cotidiano palestino, assim como as medidas de segurança implementadas pelas Forças de Defesa Israelenses. Passando por Belém, Ramallah, Hebron e Jerusalém, o fotolivro reúne mais de 100 imagens de um conflito que não parece ter solução a curto prazo.
​
ESGOTADO
